Indicação de Jorge Messias ao STF avança com sabatina agendada para 10 de dezembro


A sabatina de Jorge Messias, atual chefe da Advocacia-Geral da União (AGU) e indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), será realizada no próximo dia 10 de dezembro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A data foi confirmada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre, e pelo presidente da comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA).

A leitura da mensagem de indicação ocorrerá em 3 de dezembro, com concessão de vista coletiva. O senador Weverton (PDT-MA) será o relator da matéria. Caso aprovado na CCJ, o nome de Messias seguirá imediatamente para votação no Plenário, onde precisará de maioria absoluta, equivalente a 41 votos favoráveis.

Alcolumbre afirmou que tomou conhecimento da indicação pela imprensa, durante o feriado do dia 20, e que, já na segunda-feira seguinte, alinhou com Otto Alencar e líderes partidários o calendário para a sabatina. Segundo ele, o curto prazo exigiu uma construção conjunta dentro das possibilidades da comissão.

O presidente do Senado destacou ainda a importância da participação dos parlamentares: “É uma autoridade relevante, e a votação exige a presença dos senadores, com voto nominal e secreto, tanto na comissão quanto no Plenário”, afirmou.

Por Comunicação em Ação | com informações da Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem