Iate Iana 3 já foi alvo de investigação eleitoral e é alugado por empresários com contratos milionários com o governo estadual
O iate Iana 3, embarcação utilizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a COP30, em Belém (PA), pertence ao empresário Iomar Oliveira — dono de uma frota de barcos de luxo que prestam serviços ao governo do Amazonas. O mesmo modelo, o Iana 2, está atualmente a serviço do governador Wilson Lima (União Brasil).
A embarcação foi escolhida após o presidente rejeitar a hospedagem em um navio da Marinha, considerado por ele inadequado para as demandas da comitiva presidencial, segundo informações do colunista Radar. Uma agência de turismo foi então acionada para encontrar uma alternativa mais confortável, e localizou o Iana 3 em Manaus.
O Iana 3 é amplamente conhecido no Amazonas por seu envolvimento em denúncias de crimes eleitorais e contratos públicos de alto valor. A embarcação chegou a ser revistada em uma operação policial.
Em 2021, a juíza eleitoral de Coari, Mônica Cristina Raposo, determinou uma inspeção no Iana 3, que à época prestava serviço ao governo estadual. O navio teria sido utilizado para entregar cartões de auxílio governamental, mas moradores registraram fotos e vídeos mostrando o descarregamento de cestas básicas e outros materiais supostamente ligados à compra de votos.
O episódio causou grande repercussão no estado, reforçando críticas ao uso de recursos públicos em estruturas de luxo.
Do Contra Fatos
Tags:
👤POLÍTICA




