Bancos são alvo da PF em esquema de carteiras de crédito fraudulentas


A Polícia Federal desencadeou, na manhã desta quarta-feira (18/11), a Operação Compliance Zero, voltada ao combate da emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional. A ação ocorre após investigações iniciadas em 2024, a pedido do Ministério Público Federal, que apontaram indícios de fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por um banco, posteriormente vendidas a outra instituição.

Segundo a PF, após fiscalização do Banco Central, esses títulos irregulares teriam sido substituídos por outros ativos sem a devida avaliação técnica, agravando possíveis prejuízos ao sistema. Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

Os investigados podem responder por gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa e outros delitos relacionados à prática financeira irregular. As apurações continuam para identificar todos os envolvidos na suposta fraude e medir o impacto no mercado.

Por Comunicação em Ação | com informações da PF
Foto:PF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem