A Prefeitura de Alagoinhas realizou, na noite de terça-feira, 21, a segunda oficina do processo de elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS). O encontro aconteceu no auditório da escola de idiomas Wizard e abordou os temas que norteiam as políticas habitacionais previstas no PMHIS.
A ação foi conduzida pela coordenadora técnica da elaboração do Plano e assessora do Gabinete do Vice-Prefeito, Flávia Barbosa. Segundo ela, o objetivo foi aprofundar a compreensão dos conceitos fundamentais. “Nós tratamos dos conceitos importantes nessa etapa de elaboração do Plano. Falamos sobre os programas de melhoria e reforma de residências, da assistência técnica de habitação de interesse social, a famosa ‘Athis’, e de quando e como a locação social deve acontecer”, explicou Flávia.
Após a exposição teórica, os participantes se dividiram em grupos e participaram de uma dinâmica prática, na qual planejaram um loteamento fictício, incluindo a planta básica, os equipamentos públicos, os espaços e serviços necessários para os moradores, levando em conta um orçamento pré-definido. Cada grupo contou com o apoio de arquitetos e engenheiros que trabalham no município, profissionais parceiros do projeto e estudantes dos cursos de Arquitetura e Engenharia da FATEC.
Entre os participantes estava a pedagoga Jamille Anunciação, moradora do Conjunto Urupiara e integrante da diretoria da associação de moradores do bairro, que destacou a importância de participar do processo. “Eu tenho a experiência de ser moradora de um conjunto habitacional e sei da necessidade e importância das políticas públicas para atender quem não tem uma moradia digna. Com as oficinas, vamos ter uma noção de que caminhos seguir para ajudar e melhorar o nosso bairro”, afirmou.
O PMHIS tem como objetivo diagnosticar a situação habitacional do município e planejar ações que garantam o acesso à moradia digna, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade e promovendo a inclusão social. As oficinas estão sendo promovidas pelo Conselho das Cidades de Alagoinhas, responsável pela coordenação técnica do Plano, com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, de Governo e do Gabinete do Vice-Prefeito, Luciano Sérgio.
Agenda das próximas oficinas
28 de outubro – Discussão sobre Regularização Fundiária
4 de novembro – Discussão: Urbanização Integrada em Favelas e Loteamentos e Emergência Climática
11 de novembro – Manutenção e Melhorias Urbanas em Favelas e Loteamentos Urbanizados, Gestão de Riscos e Fontes de Financiamento





