Na manhã desta sexta-feira, 10, a Prefeitura de Alagoinhas realizou uma solenidade em comemoração ao Dia Nacional da Guarda Municipal, celebrado em 10 de outubro. O evento, que ocorreu no Hotel Áster, foi marcado por homenagens, reconhecimento e celebração à trajetória da Guarda Civil Municipal (GCM) de Alagoinhas, que tem 20 anos de atuação e conta hoje com 159 agentes comprometidos com a segurança e a ordem pública do município.
A comandante da GCM, Silvânia Soares, falou da importância do momento para os profissionais que integram a instituição. “Os guardas civis são o coração pulsante da segurança pública de Alagoinhas. Neste dia, renovamos nosso orgulho, união e compromisso com o povo de nossa cidade. Para nós, é um momento de prestígio e reconhecimento pelo nosso trabalho. Ficamos muito felizes com esse retorno aos serviços que prestamos à sociedade”, reconheceu a comandante.
No evento, a GCM homenageou os ex-comandantes que fizeram história na corporação, representantes das forças de segurança do Estado, do Poder Público e da sociedade civil, em reconhecimento à parceria e colaboração com o trabalho desenvolvido pela instituição.
O secretário de Mobilidade e Ordem Pública, Hilton Ribeiro, ressaltou a relevância da Guarda para o município e destacou o apoio da gestão à corporação. “A Guarda Civil Municipal tem mostrado à população a sua importância. Hoje é um dia de celebração, mas também de reafirmação do nosso compromisso em oferecer todo apoio, admiração e respeito aos profissionais que acompanham a Guarda e fazem dela uma referência em segurança pública”, disse.
Durante o evento, o prefeito Gustavo Carmo destacou as conquistas recentes da corporação e apresentou o projeto da nova sede da GCM, que será construída pela Prefeitura. A assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras está prevista para o começo de 2026. “A Guarda Civil Municipal de Alagoinhas tem avançado em estrutura, preparo e tecnologia, e nossa gestão tem o compromisso de continuar investindo para que esse serviço seja cada vez mais eficiente e humano. Vamos contribuir para a trajetória de crescimento e valorização dos nossos agentes”, afirmou o prefeito.
Entre os homenageados da manhã, esteve Devanilto Nolasco dos Santos, servidor aposentado que iniciou sua trajetória no serviço público em 1974, como vigilante, e atuou por 36 anos na Guarda Civil Municipal. Durante sua gestão como comandante, foram criadas as primeiras viaturas e o hino oficial da GCM. Ele recebeu uma homenagem especial da corporação. “A Guarda Civil Municipal representa muito na minha vida. Tudo que fiz ali foi de coração e fico orgulhoso de fazer parte dessa história. Hoje, parabenizo a todos os guardas municipais por manterem viva essa missão”, declarou.