Entre os dias 2 e 11 de outubro, as Forças Armadas do Brasil realizam a Operação Atlas, um dos maiores treinamentos militares já feitos na região amazônica. O exercício mobiliza cerca de 10 mil militares, além de caças, sistemas de mísseis, blindados, helicópteros e navios de guerra, nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.
O objetivo é simular cenários de conflito para testar, na prática, o preparo das tropas na defesa da Amazônia e da soberania nacional, região considerada estratégica e alvo constante de espionagem e atividades criminosas, como o tráfico de drogas.
Entre os equipamentos empregados estão os blindados Leopard, o sistema de foguetes Astros, aviões AMX A-1M, A-29 Super Tucano e o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, maior navio de guerra da América Latina, que partiu do Rio de Janeiro com mais de mil militares e 700 toneladas de equipamentos.
O treinamento também inclui manobras terrestres, aéreas, navais e cibernéticas, reforçando a interoperabilidade entre Exército, Marinha e Força Aérea.
A Operação Atlas ocorre em meio a tensões geopolíticas na região e antecede a COP30, que será realizada em novembro em Belém (PA), com delegações de mais de 60 países.
Comunicação em Ação | com informações da CNN
Foto: Luis Carbo/Ministério da Defesa
Tags:
BRASIL






