Em 13 de Outubro de 1962, nascia a cantora Margareth Menezes

Margareth Menezes da Purificação Costa
Salvador, 13 de outubro de 1962

A cantora, compositora, instrumentista – e agora Ministra da Cultura – Margareth Menezes é uma das grandes vozes da Música Popular Brasileira e figura de extrema importância para a cultura afro-brasileira.

Margareth Menezes

Nascida Margareth Menezes da Purificação, em 1962, em Boa Viagem – região da Península de Itapagipe, Salvador, Bahia – a artista teve contato muito intenso com a música durante a infância, interessando-se naturalmente pela cultura que exalava das ruas onde nasceu e cresceu.

Seu avô tocava violão e seus pais adoravam música e tinham o costume de reunir a família em volta do aparelho de som para ouvir:

Clara Nunes;
Noite Ilustrada;
Martinho da Vila;
Luiz Gonzaga;
Marinês;
Jackson do Pandeiro;
Orlando Silva;
Nelson Gonçalves;
Ângela Maria;
entre outros.

Já na adolescência, as serenatas e festas de largo da cidade eram programas imperdíveis. Foi nesta época, depois de muita insistência, que Margareth Menezes ganhou o seu primeiro violão e também começou a cantar no coro da igreja.

A carreira musical

Por volta de 1986, Margareth Menezes deu início a sua carreira musical, dividindo-se entre a música e o teatro. Passou a se apresentar, ao lado de Silas Henrique, nos Centros Sociais Urbanos, espaços onde as comunidades participam de ações socioeducativas e projetos de fortalecimento da cidadania e desenvolvimento social.

Depois de uma pequena turnê cantando pelo interior da Bahia, a artista passou a apresentar-se no Teatro Castro Alves, no Projeto Pixinguinha.

Nesta mesma época, participou como vocalista do bloco 20 Vê, que se apresentou no Projeto Astral, em Salvador, para cerca de cinco mil pessoas, ao lado de nomes como Geraldo Azevedo e Gerônimo.

A partir daí, Margareth Menezes recebeu o convite para se apresentar no VIII Festival de Música do Caribe, realizado em Cartagena, na Colômbia, ao lado de Pepeu Gomes. Os dois foram eleitos os melhores do festival.

Banho de Luz foi o primeiro espetáculo solo de Margareth Menezes, que também participou da produção e direção, ao lado de Silas Henrique. O show rendeu a ela um Troféu Caymmi de Melhor Intérprete. Em 1987, seu outro espetáculo solo, Beijo de Flor, recebe um Troféu Caymmi de Melhor Show do Ano.

Do Nova Brasil Fm

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem