O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), seguiu o voto do relator Alexandre de Moraes e se posicionou pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.
Com o voto de Dino, o placar está em 2x0 pela condenação. Caso o próximo ministro, Luiz Fux, acompanhe o entendimento, o STF poderá formar maioria para responsabilizar Bolsonaro e os demais acusados.
Os ministros votaram pela condenação do ex-presidente por cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Segundo Dino, Bolsonaro e o ex-ministro Walter Braga Netto exerciam papel de liderança na organização criminosa e, por isso, devem receber penas mais severas. Já os ex-ministros Paulo Sérgio Nogueira, Augusto Heleno e o deputado Alexandre Ramagem teriam tido participação de menor importância, com possibilidade de penas reduzidas.
O julgamento segue no STF e ainda aguarda os votos dos demais ministros.
Foto:STF