O prefeito Gustavo Carmo visitou, na manhã desta terça-feira, 02, as obras emergenciais concluídas pela Prefeitura de Alagoinhas em três pontos críticos da cidade diretamente afetados pelas fortes chuvas registradas em maio: a Fonte dos Padres, a rua José H. da Cunha, conhecida como Rua da Unirb, e a ponte de acesso ao distrito de Riacho da Guia.
Com o objetivo de restabelecer a mobilidade urbana e garantir segurança à população, as intervenções foram realizadas pela Secretaria de Obras e Projetos (Seop), com a contratação emergencial de uma empresa.
Na Fonte dos Padres, foram instaladas seções de aduelas, galerias de concreto que aumentam a vazão da água, defensas de concreto armado e gradil na passagem para pedestres, que agora conta com acessibilidade e calçada. A via também recebeu nova cobertura asfáltica.
“Do ponto de vista técnico, a obra da Fonte dos Padres ficou bastante satisfatória; uma intervenção grande que visa a ter uma vida útil longa. As novas dimensões da galeria atendem uma expectativa de durabilidade de até 50 anos, considerando a ocorrência de chuvas recorrentes”, destacou Michel Fontes, engenheiro da Seop.
Na rua José H. da Cunha, a passagem de água tinha manilhas com diâmetro insuficiente, o que provocava erosão e desgaste do solo, comprometendo a via. Com a instalação de galerias de concreto armado, a fluidez da água foi restabelecida e o trecho recebeu nova pavimentação.
Já no Riacho da Guia, um dos lados da ponte de acesso ao distrito cedeu e apresentou risco para motoristas e pedestres. A Seop identificou a falha estrutural e executou um projeto de recuperação para restabelecer a segurança da travessia.
Gustavo Carmo ressaltou a importância das intervenções: “Essa é a última etapa de verificação dessas obras. Nós resolvemos os problemas causados pela chuva com rapidez e agilidade, trazendo esses três equipamentos de volta ao uso da população.” O gestor ainda anunciou que, para a região da Fonte dos Padres, a Prefeitura cadastrou um grande projeto no PAC Drenagem — programa do Governo Federal voltado a obras de infraestrutura urbana para controle de enchentes e manejo de águas pluviais.
A secretária de Obras e Projetos, Gal Reis, também avaliou as intervenções. “Conseguimos atuar de forma emergencial, mas com soluções técnicas consistentes, que devolvem segurança e tranquilidade à população. Nossa prioridade foi restabelecer os acessos e preparar as estruturas para resistirem a futuras chuvas”, disse ela.