A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Réprobos, que tem como alvo uma organização criminosa envolvida em homicídios, tráfico de drogas, roubos e confrontos armados contra forças de segurança. A ação acontece em Salvador e na Região Metropolitana. Na capital, uma das localidades alvo da ção foi a comunidade Planeta dos Macacos, no bairro de São Cristóvão.
De acordo com a polícia, o grupo tem estrutura hierárquica definida e disputa áreas pelo controle do tráfico de drogas na capital baiana. Mais de 200 policiais participam da operação. Eles cumprem dezenas de mandados judiciais, além de bloquear 31 contas bancárias e apreender três veículos ligados à facção.
As investigações começaram após a prisão de um dos líderes da quadrilha, integrante do “Baralho do Crime” da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O trabalho contou com o uso de recursos tecnológicos para rastrear os suspeitos e identificar a rede criminosa.
A operação é coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio de diversos setores da Polícia Civil, como o Denarc, Draco, DEIC, DIP, Depom, Depin, DPMCV, Polinter e Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Guarda Civil Municipal também participa.
A Polícia Militar atua de forma integrada com mais de 100 agentes, dando início paralelo à Operação Força Total, para reforçar o policiamento em Salvador. Até o momento, a polícia não informou o número de presos. Um balanço oficial deve ser divulgado ainda nesta quinta-feira.
Do BNews
Foto:Tony Silva / Ascom-PCBA