A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou novas medidas que atingem diferentes produtos no mercado. Entre eles estão os alimentos infantis “PF da Nina”, um lote de molho de pimenta da marca Ubon e o creme corporal multifuncional Adeus.
A determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (28). O lote do molho de de pimenta extra forte da marca Ubon afetado é o de número 4512823, que teve sua comercialização suspensa pois, segundo a autarquia, foi detectada uma quantidade de dióxido de enxofre que não havia sido declarada no rótulo do produto.
"A presença do dióxido de enxofre em alimentos, principalmente se não estiver identificada, pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis a esse composto químico", aponta a agência, em nota. Os alimentos feitos para o público infantil chamados "PF da Nina" estão proibidos em território brasileiro. Além disso, os produtos que não forem retirados das prateleiras de lojas físicas serão apreendidos.
Além disso, o creme multifuncional "Adeus", da JSA Indústria de Cosméticos Ltda. também não estava conforme as exigências da agência. Dessa forma, a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso do produto estão suspensos. "O produto deve ser suspenso porque está regularizado como cosmético, mas apresenta características farmacológicas, prometendo tratamento e curas que não são permitidos a produtos classificados como cosméticos", aponta a autarquia.
Do Metro1