Um mês que trouxe à tona o protagonismo das mulheres pretas, lembrando a força das heroínas, difundindo informações que podem salvar vidas, conquistando novos espaços de poder. Tudo isso aconteceu no Julho das Pretas com a celebração oficial de encerramento nesta sexta-feira, 08, na Creche Municipal da Baixa da Candeia.
Com exposição e desfile, a 2ª edição do Julho das Pretas na unidade escolar contou com a participação das crianças do Grupo 1 ao 5 com penteados afros e roupas com estampas, além da presença de familiares e corpo docente. Houve apresentação de capoeira, exposição de fotos com temática africana e com mulheres pretas.
A diretora interina da Creche, Zuleide Paes, vibrou com o sucesso da campanha. “Estou muito feliz com a exposição em que as crianças já começam a entender a importância e valorizar quem são porque, quando a gente se reconhece, a gente entende que cada um é importante”, explicou.
Para Iranildes Barreto, coordenadora pedagógica da Creche Municipal, esse momento de culminância é de suma importância para a formação das crianças. “Aqui são várias ações desenvolvidas, todas voltadas para a educação antirracista, estruturando o currículo educacional. Isso, de fato, visa a garantir uma educação de qualidade, considerando essa inclusão. Então, fazemos esse processo pensando em dar continuidade ao trabalho de empoderamento, porque não chegamos aqui primeiro. E esses saberes são potencializados nas experiências com essas crianças, já que o currículo da educação infantil é sustentado a partir de experiências significativas”, concluiu.
Durante o mês de julho, foram realizadas diversas atividades com encontro com integrantes do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) e participantes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Boa União, Nova Brasília, Praça do Céu e Mangalô para, juntas, participarem da campanha “Pretagonistas”, palestras, músicas, apresentações artísticas sobre empoderamento. Também foi lançada a revista Território Criativo, fruto de atividade pedagógica da Escola Municipal Alagoinhas IV.
Foto: Roberto Fonseca / Secom / Alagoinhas