Celebrando a literatura e as expressões culturais populares do território, Alagoinhas se prepara para receber, pela primeira vez, o Festival de Literatura e Cultura Popular de Alagoinhas (FELIPA). Evento gratuito será realizado nos dias 08, 09 e 10 de agosto, sendo no dia 08 de agosto na Povoado do Sauípe das 13h ás 16h, e 09 e 10 de agosto no Centro de Cultura de Alagoinhas das 14h às 21h.
Idealizado por uma equipe de educadoras e produtoras culturais com forte atuação na cena literária regional, o FELIPA surge como um marco no calendário cultural do interior baiano, reunindo artistas, mestres da cultura popular, estudantes e a comunidade local em três dias de programação artística. “A proposta do FELIPA é valorizar a pluralidade da produção artística do nosso território, ampliando o acesso à arte e promovendo o protagonismo de vozes populares, mestres da cultura e artistas emergentes”, explica Loreny Rodrigues, coordenadora geral do festival é conhecida por seu trabalho como cordelista e ativista cultural.
Entre os destaques da programação estão a apresentação do grupo de teatro “Arte e Descoberta” e a palestra da professora Railda na escola do Sauípe. Além de recebermos no sábado no Centro de Cultura de Alagoinhas, do mestre da cultura popular Bule-Bule, a exibição do documentário “Memórias e Tradições” com comentários do diretor Raimundo Cavalhier, contações de história, batalha de rima, sarau de poesia, apresentações musicais de MC Mamah, do grupo Infermos, o samba de roda Estrelas do Samba e Banda lyamí.
O festival conta com apoio institucional da Prefeitura de Alagoinhas, por meio de edital público, e busca ampliar sua estrutura por meio de parcerias com empresas locais e regionais. “Acreditamos que investir no FELIPA é apoiar a formação de leitores, fortalecer a economia cultural e transformar o território a partir da arte”, afirma Luanna Calasans, produtora cultural do evento. A expectativa é de que o FELIPA mobilize centenas de pessoas ao longo dos três dias, consolidando Alagoinhas como um polo cultural no território NTC-18.