A Câmara Municipal de Alagoinhas recebeu, nesta semana, o espetáculo “Cordel de Maria CinDRAGela”, apresentado pelo Grupo Teca Teatro, de Salvador, que há 22 anos se dedica a produções voltadas para a infância e juventude. O espetáculo contou com o apoio da Câmara Municipal e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet).
O artista Lando Augusto, criador da obra, contou que sua inspiração vem dos contos de fadas que marcaram sua infância, mas com uma proposta adaptada à realidade e à cultura do Nordeste. “Eu queria adaptar os contos de fada às crianças de hoje e à realidade do nosso lugar, de onde eu nasci, do Nordeste, da Bahia. Resolvi transformar a história de Cinderela, que é um dos maiores clássicos, em um espetáculo que dialogasse com as crianças sobre o que eu gostaria de falar”, explicou.
A montagem questiona papéis e estereótipos ligados a gênero, como brincadeiras e comportamentos considerados “de menino” ou “de menina”, além de padrões estabelecidos pelo machismo. Tudo é apresentado de forma leve, oferecendo novas perspectivas de sonhos para as crianças e para a protagonista, Maria CinDRAGela.
O grupo, especializado em espetáculos para públicos que vão desde bebês até jovens adultos, realizou duas apresentações no município: a primeira voltada para o público infantojuvenil e, no domingo, outra de classificação livre, ambas no mesmo palco.
“Nosso objetivo é levar cultura, reflexão e encantamento para as crianças e adolescentes, sempre com histórias que dialoguem com a realidade delas”, reforçou Lando.