Alagoinhas sedia 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres



A 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres ocorre nesta quinta-feira, 14, em Alagoinhas, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil dos municípios da região Litoral Norte e Agreste Baiano no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O encontro é mais uma etapa preparatória para a Conferência Nacional, que acontecerá no final de setembro, e tem como objetivo construir, de forma coletiva, diretrizes voltadas às políticas públicas para as mulheres, levando em conta as diferentes realidades, identidades e desafios.

Participam do evento representantes de secretarias de Políticas para as Mulheres, diretorias de Mulheres e Igualdade Racial, Conselhos de Mulheres e associações de bairros de cidades como Alagoinhas, Catu, Esplanada, Entre Rios e Acajutiba.

De acordo com Elbênia Ramos, diretora de Políticas para as Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Alagoinhas foi escolhida como sede pela forma como conduziu sua conferência municipal e pelas políticas já implementadas no município.”Essa escolha tem a ver com o que organizamos para nossa cidade. Ficamos felizes ao perceber que, mesmo com as dificuldades para alcançar igualdade e equidade, temos o respeito dos outros municípios. Alagoinhas é uma cidade forte e que pode seguir ainda mais potente nessa luta”, afirma.

O vice-prefeito Luciano Sérgio ressalta a importância do diálogo e do comprometimento com as causas femininas. “Não dá pra discutir políticas para as mulheres sem considerar todas as suas dores. Alagoinhas tem um papel fundamental no território e é referência nas políticas de saúde, educação e outras áreas. Temos um compromisso e iremos andar de mãos dadas com as mulheres”, diz.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Rabelo, destaca o papel estratégico da conferência. “Este é um momento de escuta, construção e união de forças. As políticas públicas para as mulheres precisam ser pensadas a partir das suas realidades e demandas, e a conferência é um espaço legítimo para que essas vozes sejam ouvidas e transformadas em ações efetivas”, declara.

As discussões da conferência dividem-se em quatro eixos temáticos: Participação política paritária e fortalecimento da democracia; Enfrentamento às violências de gênero; Autonomia econômica e mundo do trabalho; e Saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos. De cada eixo, são selecionadas três propostas para a etapa estadual e três para a etapa nacional. As propostas são aprovadas em plenária, que também elege as 32 delegadas responsáveis por representar o território na conferência estadual.

 

Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem