Seduc realiza “Dia D Aplicação” com foco em avaliações diagnósticas e desempenho escolar


 

Nesta quinta-feira, 24, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Avaliação, realiza o “Dia D Aplicação”, onde os alunos do 2º, 5º e 9º anos participam de avaliações simuladas com foco nas provas do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A iniciativa também avalia a mobilização quanto à frequência escolar e irá gerar dados estatísticos de aprendizagem a partir dos resultados obtidos.

“Avisamos aos pais que faríamos esse simulado. As turmas que participam dessas avaliações externas, Sabe e Saeb, são compostas por alunos do 2º e 5º anos. No entanto, em nossa escola, estamos aplicando essa avaliação também para os estudantes do 1º ao 5º ano, pois entendemos que todas as turmas devem passar por esse processo. Até porque, os alunos que ainda não participam do Sabe e Saeb, em breve, farão parte dessas avaliações”, relata a diretora da Escola Alagoinhas IV, Cristiane Bastos.

Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Girlene Oliveira, após a prova, os alunos serão acompanhados em suas necessidades educacionais. “Após a correção, vamos lançar os resultados no sistema e realizar um mapeamento para identificar as habilidades dos estudantes. Apresentamos os resultados aos professores e, a partir disso, traçamos estratégias para um trabalho pedagógico específico. Os conteúdos que os alunos estão com dificuldade serão reforçados por meio de intervenções pedagógicas. O simulado e as avaliações são de extrema importância, pois nos permitem mapear tanto as dificuldades quanto os avanços dos estudantes”, destaca.

A secretária de Educação, Rita Bastos, reitera que, com o apoio da equipe técnica do Setor de Acompanhamento Escolar, a gestão de cada unidade alimenta os dados no Plano de Desenvolvimento da Aprendizagem (PDA), garantindo o contínuo trabalho para o progresso dos alunos. “A realização do simulado com nossos estudantes visa o diagnóstico do processo de aprendizagem e tomada de decisão a partir dos resultados que podem indicar novas ações do PDA de cada unidade, na perspectiva do sucesso da aprendizagem das nossas escolas”, conclui.

 

 

 

 

Cristiane Bastos

 Girlene Oliveira

Foto: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas

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