A Secretaria Municipal de Educação de Alagoinhas (Seduc) segue com a realização dos ciclos mensais de formação continuada para os professores da rede pública de ensino. O quarto ciclo de 2025 teve início na última segunda-feira, 28, e segue até a próxima quarta-feira, 30, com a novidade da inclusão dos docentes que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental, das áreas de Linguagens e de Exatas.
Essa é a primeira vez que os professores do 6º ao 9º ano participam da formação continuada promovida pela Seduc. Até então, os ciclos de formação vinham sendo realizados com os professores dos Anos Iniciais – 1º ao 5º – e do 9º ano. A ampliação da participação foi comemorada pela gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Queila Oliveira. “Essa formação faz parte do nosso planejamento estratégico para as avaliações SAB e SAEB. A inclusão dos docentes do Anos Finais do Fundamental é um ganho considerável para nossa rede. Essa ampliação trará resultados muito positivos para nossos alunos e para os resultados que eles alcançarão”, informa Queila.
Neste ciclo, os encontros contam com o apoio de facilitadores vinculados ao programa Educar pra Valer, da Associação Bem Comum, que oferece assessoria técnica gratuita aos municípios para implementação de boas práticas educacionais e tem parceria com Alagoinhas. Os formadores do programa são referência nacional no apoio à qualificação docente, especialmente no preparo para avaliações externas.
A secretária municipal de Educação, Rita Bastos, ressalta a importância da formação continuada como parte essencial da política educacional do município. “A formação continuada é uma ferramenta estratégica para fortalecer a prática pedagógica e garantir um ensino de qualidade. Estamos investindo na valorização dos nossos professores e na aprendizagem dos nossos estudantes. Com a participação dos docentes dos Anos Finais, ampliamos o alcance da política de formação, promovendo mais equidade e mais resultados positivos para a rede”, afirma a secretária.