A Ouvidoria Geral de Alagoinhas iniciou, nesta terça-feira, 8, a fixação de 500 cartazes em espaços públicos da cidade para divulgar seus canais oficiais de atendimento. A iniciativa visa a facilitar o acesso da população à administração municipal, fortalecendo o vínculo com os serviços públicos.
A equipe da Ouvidoria esteve na região central da cidade, colando os cartazes e dialogando com a população sobre a importância de contatar o órgão. “A presença desses cartazes é mais do que simbólica Ela é prática e necessária. A Ouvidoria é um canal essencial para ouvir as demandas da população, e torná-la mais visível e acessível é fundamental. A solicitação do prefeito Gustavo Carmo é que essa iniciativa aproxime ainda mais o cidadão da gestão pública, estimulando a participação ativa e mostrando que estamos abertos ao diálogo e comprometidos em ouvir e responder com agilidade”, destacou o ouvidor Márcio da Linha Verde.
Segundo a gerente da Ouvidoria, Cristiane Santos, o objetivo é aproximar cada vez mais os cidadãos da Prefeitura de Alagoinhas. “Nossa gestão trabalha em prol da transparência e da participação popular. A Ouvidoria é um instrumento de gestão para o município, sinalizando onde o serviço público pode melhorar. Mensalmente, realizamos cerca de 300 atendimentos, e esse número deve aumentar a partir da afixação dos cartazes”, explicou.
Ainda de acordo com Cristiane, as demandas da sociedade são convertidas em ofícios e encaminhadas para as secretarias municipais. “Estamos fixando os cartazes em todas as secretarias, órgãos públicos, escolas, CRAS, supermercados, pontos de ônibus e outros locais da cidade. Em cada secretaria, temos um agente da Ouvidoria atuando. Esse profissional repassa as informações para os setores responsáveis, sempre resguardando o sigilo dos atendidos”, enfatizou.
Reforçando informações
Em casos de solicitação, reclamação, denúncia, elogio ou dúvidas sobre os serviços públicos municipais, a Ouvidoria disponibiliza profissionais capacitados para atender à população. Os cidadãos podem entrar em contato pelos seguintes canais:
E-mail (ouvidoria@alagoinhas.ba.gov.br).
Telefone – 156 (ligação gratuita) ou (75) 3422-3221).
WhatsApp – 75 99850-5783.
Sistema Fala BR.
Site – www.alagoinhas.ba.gov.br.
Presencialmente – a Ouvidoria está localizada dentro do Shopping Laguna, localizado na Avenida Dantas Bião.