Dominguinhos foi um músico brasileiro. Cantor, sanfoneiro e compositor, fez parceria musical com Gilberto Gil, Nando Cordel, Chico Buarque, Anastácia, entre outros.
Dominguinhos, nome artístico de José Domingos de Morais, nasceu em Garanhuns, Pernambuco, no dia 12 de fevereiro de 1941. Era filho de mestre Chicão, tocador e afinador de acordeons de oito baixos, e de Dona Mariinha.
Ao procurar Luiz Gonzaga e receber de presente uma sanfona, Dominguinhos foi convidado para frequentar a casa do Rei do Baião e acompanhá-lo em seus ensaios, shows e gravações.
Nos anos seguintes, Dominguinhos, que era conhecido como “Neném do Acordeão”, começou também a tocar nos bares, churrascarias e boates.
Em 1957, Neném do Acordeom foi rebatizado pelo próprio Luiz Gonzaga com o nome artístico de Dominguinhos. Nesse mesmo ano, fez sua primeira apresentação profissional, acompanhando seu padrinho artístico na música "Moça Bonita".
Entre 1957 e 1958, Dominguinhos integrou o grupo de forró, “Trio Nordestino”, junto com Miudinho e Zito Borborema.
Em 1958, ao deixar o trio, voltou a se apresentar, sozinho, em casas noturnas, bares e também em emissoras de rádios, divulgando suas músicas.
Do eBiografia
Tags:
HOLOFOTE