Definido comitê gestor do programa Cidade Empreendedora em Alagoinhas


Durante um encontro na manhã de hoje, 16, no Espaço Colaborar, na Praça Ruy Barbosa, representantes do poder público, de lideranças do comércio e de diversas outras entidades indicaram e empossaram o agente de desenvolvimento e os conselheiros dos comitês de gestão que irão trabalhar no Projeto Cidade Empreendedora, em Alagoinhas. Realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio aos Micro e Pequenos Empresários (Sebrae) em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas, o projeto envolve sete secretarias municipais, além da Procuradoria Geral.

De parte da Prefeitura, participam representantes das secretarias de Saúde (Sesau), de Educação (Seduc), de Eficiência e Ação Governamental (Seag), da Fazenda (Sefaz), de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA), de Planejamento e Capitação de Recursos (Seplac), de Administração Inovação e Tecnológica (Seai) e da Procuradoria Geral (Proger).

Além de representante da Câmara Municipal de Alagoinhas, foram indicados membros da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (Acia), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Alagoinhas), do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), do Lions Club, do Rotary, do Sicomércio, da União de Associação de Moradores de Alagoinhas (Uama), da União das Associações de Rurais de Alagoinhas (Uara) e do Centro Público de Economia Solidária Litoral Agreste Baiano (Cesol).

Pedro Marcelino, diretor de Emprego da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SDEE), foi nomeado agente de desenvolvimento do projeto. Ele mediará as tratativas entre as várias secretarias a fim de desburocratizar a atividade dos empreendedores. “Vamos trabalhar para que o empreendedor tenha mais facilidade para resolver as questões administrativas de suas micro e pequenas empresas”, explica Pedro. Segundo ele, todas as questões da empresa serão resolvidas em um mesmo local, evitando deslocamentos e perda de tempo. “Todos estaremos nesse esforço conjunto, articulado para que criar esse ambiente de negócios favoráveis na cidade”.

Deraldo Alves, titular da SDEE, observa que Alagoinhas apresenta um bom nível de desenvolvimento empresarial, mas que há um grande potencial para melhorias. “Eu acredito que o trabalho, especialmente no eixo Casa do Empreendedor, vai colaborar muito para isso, porque é um espaço com o qual o pequeno empresário vai se identificar e onde vai receber todas as informações de que precisa num único lugar”, explica o secretário.

“Aqui estão entidades do setor produtivo, da sociedade civil, que vão conjugar esforços para atrair os empreendedores a fim de gerar emprego, renda, contribuindo para que a cidade se desenvolva de forma sustentável”, conclui Deraldo.

Projeto Cidade Empreendedora

Criado em 2017 pelo Sebrae, o Projeto Cidade Empreendedora busca orientar os municípios na implementação de dispositivos que permitam dar um tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas. Trata-se de uma iniciativa para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município.

De acordo com Marcelo Froes, consultor do Sebrae, o projeto “atua junto ao poder público, de forma sistêmica, para que este seja um agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil; alinhando seus processos e serviços para a agenda de desenvolvimento, apoiando o equilíbrio, a inclusão, a cooperação no mercado e estimulando a formação de capital social capaz de sustentar o processo de desenvolvimento”.

Os três focos principais do projeto estão na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial.


Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem