Dentro da campanha Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), realizou, na manhã desta segunda-feira, 28, uma ação gratuita de testagem e vacinação contra as hepatites B e C. O foco foi conscientizar a população sobre as doenças, por meio do teste sigiloso. Os resultados saíam em apenas 15 minutos.
Consideradas silenciosas, as hepatites virais muitas vezes não apresentam sintomas. Por esse motivo, os técnicos da Sesau se mobilizaram para a realização da campanha. “Muitas vezes, quando o sintoma aparece, o paciente já está com cirrose hepática, por isso a importância dessa ação hoje. Normalmente, essa campanha ocorre durante todo o mês de julho e está voltada às ações de combate às hepatites B e C. Hoje realizamos um dia específico para as testagens e vacinação, mas, diariamente, nas unidades de saúde, em todos os demais meses, a população pode fazer a testagem e receber a vacinação. Em julho, a gente realiza essas ações para chamar a atenção do público em relação a essas doenças”, explicou a enfermeira responsável pela ação, Sheila Daniela Santos Nascimento Pereira.
Segundo Sheila, a expectativa é que a ação gere, em média, 200 atendimentos. “Este ano, além das testagens para as hepatites, realizamos também o exame de sífilis, pois registramos muitos casos novos surgindo na cidade. Para ambas as doenças, caso o resultado dê positivo, o paciente é encaminhado para a realização de exames complementares, atendimento especializado e início do tratamento”, pontuou Sheila.
Silvana Santos Araújo viu a mobilização da tenda do CTA/SAE no Centro e parou para fazer o exame. “Eu passei aqui agora e vi. A gente tem que se cuidar sempre, com certeza, e manter a prevenção das doenças. Ações assim devem acontecer sempre, pra conscientizar todos nós”, disse a paciente.