Nesta segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) lançou oficialmente, na Praça de Esportes de Alagoinhas, a campanha “Faça Bonito”, de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A programação contou com apresentações culturais dos grupos Filhos da Promessa e Tambores Abençoados, além de um gesto simbólico com o plantio de três mudas de ipê no interior da Praça dos Esportes, representando o início das ações da campanha no município.
Diversas instituições de proteção à infância e juventude participaram do evento, incluindo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Pastoral do Menor e a Pestalozzi.
Canais de denúncias
Em caso de suspeita ou conhecimento de violência sexual contra crianças e adolescentes, é essencial denunciar. O Disque 100 é o canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos. A denúncia é anônima e sigilosa. Também é possível procurar o Creas, o Conselho Tutelar ou o Ministério Público.
Em Alagoinhas, as denúncias podem ser feitas nos seguintes locais e números:
• Conselho Tutelar I: (75) 3423-8385
• Conselho Tutelar II: (75) 3223-5244
• Secretaria de Segurança Pública / Delegacia de Polícia Civil: 181
• Polícia Militar: 190
• Polícia Rodoviária Federal: 191
• Patrulha Maria da Penha: (75) 3423-8324 / 153 / 9 9707-5544
• Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher): (75) 3422-8455 / 3423-1434
• Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher): (75) 9 9807-8521
• Crimes na internet: new.safernet.org.br
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Rabelo, “a campanha Faça Bonito é um chamado à responsabilidade coletiva. É preciso unir forças para garantir um ambiente seguro para a infância em Alagoinhas”.
Vanderlon de Araújo, coordenador do Sistema de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente (CPCA), disse que a ideia é que o Faça Bonito não seja apenas uma ação pontual em maio, mas uma campanha permanente. “Teremos uma programação contínua com ações nas escolas, associações de moradores, empresas e até no trânsito. Onde for possível levar a mensagem de conscientização e prevenção, nós estaremos presentes. A sociedade precisa reconhecer que o abuso e a exploração sexual existem e que é nosso dever preveni-los e combatê-los”, informou.
Sobre a campanha
A campanha Faça Bonito é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000 em memória de Araceli Cabrera Sánchez, uma menina de apenas oito anos que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, em Vitória (ES). O crime, que permanece impune, tornou-se símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.
Confira a programação:
15/05/2025: Caminhada ” De braços dados para proteger nossas crianças e adolescentes”
Local: Saída da Praça Rui Barbosa até a Prefeitura Municipal
Horário: 8h30
16/05/2025: Seminário- O sistema de garantia de direitos , buscando mudanças que impactem positivamente a vida de crianças e adolescentes
Local: Auditório da Pastoral do Menor de Alagoinhas
Horário:8h30