O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu nesta terça-feira (20) com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, para apresentar projetos estratégicos do estado, com destaque para a expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até Alagoinhas. O encontro faz parte da continuidade das tratativas iniciadas durante a recente viagem do governador à China.
A proposta de expansão norte do VLT prevê a ligação entre a Ilha de São João e o município de Alagoinhas, passando por Simões Filho, Camaçari e pela localidade de Juca. A obra tem como objetivo ampliar a mobilidade urbana e a integração regional.
“Destacamos projetos estratégicos importantes, a exemplo da expansão do VLT, saindo de Salvador e indo até Alagoinhas, passando por Simões Filho, Camaçari, Pojuca. Nós, inclusive, já temos recursos do PAC, aprovado no PAC para a elaboração do projeto. Então, discutimos sobre isso”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Durante a reunião, também foi discutido o projeto de ampliação da cobertura de esgotamento sanitário em regiões da Bahia. “Nós temos ainda uma deficiência de expansão da rede de esgotamento, então apresentamos essa possibilidade”, disse o governador.
Outro projeto apresentado ao banco foi o da implantação de uma usina de bioenergia integrada, voltada à geração modular de biometano com injeção em gasodutos, além da produção e comercialização de energia regulada e bioprodutos.
Dilma Rousseff, atual presidenta do banco do BRICS, se mostrou receptiva aos projetos apresentados. “Dentro dos critérios técnicos do banco, estaremos à disposição para avançar nas análises e identificar caminhos para viabilizar esses investimentos”, declarou.
O governador também destacou o Porto Sul, em Ilhéus, como uma das prioridades do estado. “O Porto Sul é um porto público em Ilhéus, que irá receber tanto cargas do exterior quanto da Bahia, do Matopiba, com destino a outros países, a exemplo de minérios, de grãos, de frutas, algodão.
Do Bahia Notícias
Foto:GovBa