Os beneficiários do INSS que sofreram descontos indevidos em seus pagamentos terão o valor ressarcido automaticamente. A informação foi confirmada nesta terça-feira (6) pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Gilberto Waller Júnior.
Segundo ele, o processo será totalmente desburocratizado. Os segurados não precisarão enfrentar filas, apresentar documentos ou fazer solicitações. O plano de devolução deve ser detalhado até a próxima semana.
“Tem que ser algo que não demande a ele novos trabalhos, não demande enfrentar uma fila. Nesse caso, a ideia é essa, se aprovado esse modelo, que ele seja desburocratizado, que ele não tenha que juntar documento algum, que ele não tenha que enfrentar fila e sempre pelos canais oficiais. Uma das coisas que já foi definida é que eventual ressarcimento seja da instituição. Nada de PIX, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco. O que a gente vai fazer é, da mesma conta que ele recebe o seu benefício previdenciário, vai ser depositado”, explicou o presidente em entrevista à rádio CBN.
As devoluções ocorrem após investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal, que identificaram fraudes em descontos aplicados irregularmente sobre aposentadorias e pensões, principalmente por entidades associativas.
Do Bahia.ba