O Esporte Clube Vitória comemora 126 anos nesta terça-feira, dia 13 de maio. Fundado em 13 de maio de 1899, no bairro Corredor da Vitória, em Salvador, pelos irmãos Arthur e Arthêmio Valente, o clube nasceu como Club de Cricket Victória, com o objetivo de permitir a participação no esporte. O futebol foi adotado apenas em 1902, ano em que também surgiu o famoso apelido “Leão da Barra”, derivado de um feito notável de seus remadores.
O Estádio Manoel Barradas, o Barradão, localizado em Canabrava, foi inaugurado em 1986 e passou a ser usado com frequência a partir de 1995. Ao longo de sua trajetória, o Rubro-Negro conquistou 30 títulos do Campeonato Baiano, quatro Copas do Nordeste e seu primeiro título nacional: o da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023, garantindo o retorno à Série A após seis anos.
A história do Leão também é marcada por campanhas de destaque, como o vice-campeonato do Brasileirão em 1993 e da Copa do Brasil em 2010. Grandes nomes do futebol vestiram a camisa rubro-negra, compondo a galeria de ídolos do clube, entre eles, Ramon Menezes, Petkovic e Neto Baiano.
Peça fundamental na história do Leão, o Barradão foi oficialmente inaugurado em 11 de novembro de 1986, com um amistoso entre Vitória e Santos. O jogo terminou empatado em 1 a 1: Dino abriu o placar para os paulistas, e Heider, de pênalti, deixou tudo igual.
Entretanto, por falta de estrutura, o Manoel Barradas só passou a ser regularmente utilizado pelo Vitória em 1995, após um ano inteiro de melhorias no local, como a implantação de um sistema de iluminação.
Do Alô Juca
VEJA TAMBÉM:
Tags:
ESPORTE