A partir do próximo dia 30, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão procurar agências dos Correios para verificar se foram vítimas de descontos não autorizados feitos por entidades associativas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22).
Em coletiva de imprensa, o presidente do INSS, Gilberto Waller, explicou que o serviço será disponibilizado de forma presencial, com foco nas pessoas que têm dificuldade de acessar os canais digitais.
“O atendimento presencial será feito exclusivamente nas agências dos Correios. As unidades do INSS não farão esse tipo de atendimento. Elas têm outra finalidade e outra demanda. Além disso, não possuem a mesma capilaridade que os Correios”, afirmou Waller.
De acordo com ele, o INSS conta hoje com 1.570 agências em pouco mais de 700 municípios, majoritariamente de médio e grande porte, onde a população tem mais acesso a tecnologia e, portanto, menos necessidade de atendimento presencial.
“A parceria com os Correios é justamente para atender os municípios menores, onde há mais dificuldade no uso da tecnologia ou mesmo da telefonia”, destacou o presidente, lembrando que o instituto também oferece atendimento por meio do aplicativo Meu INSS, dos sites oficiais e pelo telefone 135.
Para ser atendido, o aposentado ou pensionista precisa apresentar um documento de identificação. Caso a pessoa esteja acamada ou tenha dificuldades de locomoção, é possível enviar um representante, desde que ele apresente uma procuração.
Waller esclareceu que quem comparecer munido de procuração não poderá fazer alterações cadastrais, mas apenas consultar se há descontos não autorizados.
“O objetivo é que os Correios façam a consulta na hora, informando se houve algum desconto, de qual associação, e se esse desconto foi autorizado. A manifestação é registrada automaticamente, e a pessoa recebe um protocolo com número, data e horário. Isso será muito importante no acompanhamento do caso”, explicou.
Do Bahia.ba