Sesau promove curso para profissionais do Samu da microrregião de Alagoinhas


Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de 12 municípios participaram de capacitação promovida pela Secretaria de Saúde de Alagoinhas (Sesau), de 2 a 8 de abril. Com carga horária de 60 horas, a formação destinada a enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores explorou os principais tipos de emergências com práticas simuladas, complementando a qualificação da equipe para oferecer um atendimento ainda mais seguro aos usuários do serviço.

Trinta e oito profissionais que atuam nas cidades de Adustina, Aramari, Alagoinhas, Banzaê, Cícero Dantas, Crisópolis, Inhambupe, Itanagra, Nova Soure, Porto de Sauípe, Rio Real e Pedrão assistiram às aulas ministradas na faculdade Estácio/Idomed. Foram abordados temas como funcionalidade do serviço, manobras de ressuscitação, manejo de incidentes com múltiplas vítimas, emergências obstétricas e psiquiátricas.

“A Secretaria Municipal de Saúde acolheu a ideia de tornar esse curso uma condição prioritária, mesmo no início da gestão. Trabalhamos o manejo em suporte básico de vida para amparar a melhor qualificação da assistência e resultar na qualidade do atendimento inicial do usuário do Samu”, afirma Simone Oliveira, enfermeira e coordenadora-geral do Samu Regional Alagoinhas.

Além de Simone, atuaram como facilitadores do curso os enfermeiros Elissa Medeiros, Antônio Carlos Estrela, Layse Lírio e o médico Deivison Rodrigo. A formação foi realizada em parceria com o Núcleo de Educação em Urgências do Samu de Alagoinhas.

Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem