A Justiça de Alagoas determinou a suspensão da campanha publicitária da Fatal Model, site de acompanhantes que patrocina o Vitória, nos clubes CRB e CSA. A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), que argumentou que a publicidade em estádios de futebol pode violar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A juíza Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá concedeu uma liminar na última terça-feira (11), proibindo a exibição do patrocínio em materiais do CRB acessíveis a crianças e adolescentes. A medida impõe uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento e estabelece um prazo de 15 dias para que o clube apresente contestação.
Além disso, a decisão obriga o CRB a suspender imediatamente a campanha “Caçada Fatal” e a remover qualquer material promocional vinculado à empresa.
Em resposta, a Fatal Model afirmou não ter sido notificada oficialmente e defendeu que suas publicidades não contêm conteúdo inapropriado. A empresa alegou que o patrocínio tem o objetivo de fortalecer o esporte e promover inclusão e respeito, além de destacar que sua atividade é legalmente reconhecida desde 2002.
Essa não é a primeira vez que a publicidade da Fatal Model gera polêmica no futebol. Em abril de 2024, um torcedor do Bahia acionou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para questionar o patrocínio da empresa. Após análise, a Promotoria da Infância e Juventude de Salvador concluiu que não havia indícios de publicidade abusiva ou danos a crianças e adolescentes.
Do Bahia.ba
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória