Surto de norovírus atinge cruzeiro de luxo e mais de 100 passageiros são infectados



Mais de 100 passageiros de um luxuoso cruzeiro foram contaminados pelo norovírus, agente infeccioso recentemente identificado na Baixada Santista, em São Paulo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou o surto a bordo do MSC Grandiosa na última sexta-feira (17).

De acordo com a Anvisa, foram registrados 127 casos de Doença Diarreica Aguda (DDA) entre 6.293 passageiros, representando mais de 2% do total, o que caracteriza oficialmente um surto. Testes realizados pela equipe de saúde a bordo confirmaram a presença do norovírus, que se espalha de pessoa para pessoa e por contato com superfícies contaminadas.

No dia 18 de janeiro, a Anvisa e a Secretaria de Saúde de Santos iniciaram uma investigação complementar a bordo, coletando amostras adicionais de tripulantes, água e alimentos. As medidas de controle incluem o isolamento dos passageiros sintomáticos e orientações sobre higienização. Segundo as informações, os tripulantes estão estáveis e recebem assistência médica. O navio adotou as ações sanitárias necessárias.


Do Metro1

Foto: Divulgação/MSC Cruzeiros

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem