Putin concorda com Trump que Conflito na Ucrânia poderia ter sido evitado se Trump estivesse na Casa Branca em 2022
Na sexta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, repetiu a declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, de que o conflito na Ucrânia poderia ter sido prevenido se ele estivesse na Casa Branca em 2022. Putin também afirmou que Moscou está aberta para diálogos com os EUA em uma variedade de tópicos.
Em entrevista à televisão estatal russa, Putin elogiou Trump como um “homem inteligente e pragmático” focado nos interesses dos EUA.
“Sempre tivemos uma relação de negócios, pragmática, mas também de confiança com o atual presidente dos EUA”, disse Putin. “Não poderia discordar dele que, se ele fosse presidente, se não tivessem roubado a vitória dele em 2020, a crise que surgiu na Ucrânia em 2022 poderia ter sido evitada.”
A afirmação de Putin foi seu apoio mais explícito até agora à recusa de Trump em reconhecer sua derrota nas eleições de 2020.
Trump afirmou diversas vezes que, se estivesse na presidência, não teria deixado o conflito se iniciar. Contudo, ele estava no poder enquanto os conflitos no leste do país entre as forças de Kyiv e os separatistas alinhados com Moscou intensificavam-se, antes de Putin mobilizar dezenas de milhares de soldados em 2022.
Na Fox News, na quinta-feira, Trump afirmou que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, deveria ter negociado um acordo com Putin para prevenir o conflito.
Do Contra Fatos
Tags:
MUNDO




