
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) agendou uma audiência pública para o dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório de sua sede em Salvador, para apurar uma denúncia envolvendo a cantora Claudia Leitte. A artista é investigada por suposta ofensa à honra e à dignidade de religiões de matriz africana após modificar a letra da música “Caranguejo.”
A polêmica surgiu quando Claudinha substituiu o nome de Iemanjá, entidade das religiões afro-brasileiras, pelo termo Yeshua, que significa Jesus em hebraico.
Conforme a denúncia recebida pelo MP, a alteração foi considerada desrespeitosa às tradições afro-brasileiras e às manifestações culturais protegidas pela Constituição.
O MP-BA instaurou um inquérito civil para determinar se a modificação caracteriza dano moral coletivo e ofensa ao patrimônio cultural das religiões de matriz africana. Claudia Leitte foi notificada e deverá apresentar sua defesa em até 15 dias.
Como parte das investigações, o órgão poderá ouvir os compositores da música para esclarecer as intenções e os possíveis impactos da mudança na obra.
Do Bahia.ba