Rui Costa deu a sugestão em meio à escalada da inflação no país
Nessa sexta-feira, 24, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, aconselhou os brasileiros a optarem por frutas de custo mais baixo, ao invés da laranja, que tem um preço elevado.
“O preço internacional está tão caro quanto aqui”, disse o ministro. “O que se pode fazer? Mudar a fruta que a gente vai consumir. Em vez da laranja, outra fruta.”
A proposta do ministro surge no contexto do aumento da inflação no país, que iniciou 2025 com um aumento acumulado de 4,5% em 12 meses. Como alternativa, o governo Luiz Inácio Lula da Silva considerou alterar a norma de validade dos produtos comercializados em supermercados.
As novas diretrizes propõem transformar a data de validade em uma sugestão do melhor período para consumo dos alimentos, ao invés de um limite estrito para seu uso. Em julho do ano anterior, os supermercados e associações representando a indústria alimentícia propuseram essa ideia a Lula.
A ideia era implementar a nova diretriz para produtos que permanecem estáveis em temperatura ambiente, como “biscoitos, macarrão, maionese, grãos e enlatados”. Itens com “baixa atividade de água”, que são esterilizados e embalados a vácuo, também seriam abrangidos.
Após a proposta ter uma má repercussão entre os brasileiros, o próprio Rui Costa declarou que o governo não planejava alterar a validade dos produtos.
Do Contra Fatos
Tags:
POLÍTICA




