Salvador: Festival Virada terá reconhecimento facial, contagem de público e 1.600 policiais e bombeiros

Foto: Vitor Barreto

 

A segurança do Festival Virada 2025, que acontece a partir desta sexta-feira (27) na Arena Canto da Cidade, na Boca do Rio, em Salvador, será reforçada com o uso de reconhecimento facial, contagem de público e o emprego de cerca de 1.600 policiais e bombeiros. O Governo do Estado investirá aproximadamente R$ 1,2 milhão para garantir a segurança e o controle do evento.

O esquema de segurança, coordenado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), contará com câmeras de monitoramento que utilizarão tecnologias de reconhecimento facial e de placas veiculares para observar tanto a área interna quanto a externa do evento. Uma plataforma de observação elevada será posicionada em pontos estratégicos para ampliar a vigilância.

A contagem do público será feita por meio de tecnologia nos portais de abordagem, permitindo um acompanhamento preciso do número de pessoas presentes, o que contribuirá para o planejamento das operações de segurança e gestão de fluxo de público.

Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da SSP, será ativado para integrar as ações de segurança, com profissionais de 19 diferentes instituições estaduais e municipais. Entre elas, estão as Polícias Civil, Militar e Técnica, Corpo de Bombeiros, SAMU, Transalvador, Saltur, Semop, Guarda Municipal e outras entidades, que atuarão de forma coordenada no evento.

A Polícia Militar reforçará o policiamento externo com patrulhas a pé, de motocicletas, carro e de cavalaria. Equipes de ciclistas também estarão presentes para facilitar o patrulhamento em áreas de difícil acesso. As guarnições também estarão posicionadas nos portais de abordagem e em postos dentro da arena.

Já a Polícia Civil instalará uma Delegacia Especial no local e reforçará o efetivo da 9ª Delegacia Territorial (DT) da Boca do Rio, além de intensificar as operações de inteligência. O Corpo de Bombeiros estará presente com equipes internas e viaturas específicas, incluindo uma auto bomba tanque e duas auto rápidas, para garantir a pronta resposta a situações de emergência.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também estará presente com um posto de atendimento na área interna do evento e com equipes de prontidão em sua sede, para lidar com ocorrências que demandem perícia técnica.

Do Bahia.ba 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem