PRF baiano é investigado por suspeita de traficar cocaína para o CV; alvos cobravam até R$ 2 mil por quilo da droga

PF

Um agente baiano da Polícia Rodoviária Federal, identificado como Diego Dias Duarte, virou alvo de uma investigação da Polícia Federal acusado de transportar cocaína para o Comando Vermelho. Conforme as investigações, ele e o colega de farda Raphael Angelo Alves da Nóbrega cobravam até R$ 2 mil por quilo da droga. As informações são da coluna Tácio Lorran, do Metrópoles.

A dupla seria responsável pelo transporte de toneladas de drogas destinadas principalmente a facção criminosa no Ceará. Eles poderão responder por tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Além do baiano e de Raphael Angelo, outros três policiais militares foram alvos da Operação Puritas, deflagrada na última quinta-feira (7/11).

De acordo com as investigações, eles obedeciam aos comandos do traficante José Heliomar de Souza, vulgo Léo, apontado pela PF como mentor intelectual, coordenador e líder do Comando Vermelho em Porto Velho, Rondônia. 

Além de realizar o transporte de centenas de quilos de cocaína, os policiais também eram responsáveis por utilizar informações "sensíveis" e "sigilosas" para beneficiar a facção criminosa, como saber quando e onde aconteceriam as "blitzes" e operações, além de apontar rotas alternativas.

O traficante, por sua vez, fornecia informações aos agentes da PRF sobre a atividade do tráfico de drogas na região, para que eles fizessem flagrantes contra traficantes que concorriam com o CV.

Heliomar ficava com parte dos entorpecentes que, em alguns casos, correspondia a 30% das mercadorias. De acordo com a Polícia Federal, isso fez a organização criminosa crescer rapidamente, já que o criminoso lavava o dinhiro do tráfico em um mercado uma locadora de carros e uma transportadora em Porto Velho.

Operação Puritas

A operação tinha como alvo 15 pessoas. Na Bahia, um advogado, um policial militar e um policial rodoviário federal foram presos. 

O advogado, Rafael Dias Andrade Cunha, foi preso em Gandu. Já o PM, lotado no 5º Batalhão (BPM/Euclides da Cunha), identificado como Francisco de Assis Araújo Melo, foi localizado em Santaluz.

O PRF Diego Dias Duarte, por sua vez, teve o mandado cumprido em Feira de Santana, mas teria sido localizado pela PF em Natal.

Do BNews

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem