Mãe Cícera Coordenadora da (AFA) e Organizadora do evento falou e enfatizou a importância do evento, para os Povos de Santo.
"Não é só no mês de Novembro, que devemos lembrar, mais nos trezentos e sessenta e cinco dias para sermos libertados, onde quebrou a corrente, mas estamos alí nesse processo de Unificação dos povos de Santo"
Segundo mãe Cícera, é um processo que vem se construindo, porque quando se fala de religião, temos que ter muita cautela, Mas esse ano está maravilhoso.
Mãe Cícera agradeceu a todos os parceiros, amigos e os irmãos de Santo, ainda falou das dificuldades religiosas.
"Mais assim! É como eu sempre digo nas minhas falas, nos meus encontros; Religião tem uma coisa muito importante que é o amor, e se você ama, vai acontecer, se a tua fé sobrepor, tudo vai acontecer"
"Agradecemos ao Prefeito Bira, a Secretária Manuela à Imprensa com site Comunicação em ação e rádio Ouro Negro FM, que se fez presente ao evento. Logo pela manhã na abertura, aconteceu um café para todos os presentes, logo após deu início início aos trabalhos com um Xirê"
A participação dos palestrantes, momento saúde. No palco da Casa da Cultura, o Prefeito Bira da Barraca fez o seu discurso. na sua fala ele enfatizou que mesmo sendo católico é amante de todos aqueles que acreditam em Deus, inclusive os do axé.
"Pode contar sempre comigo e com o meu apoio. Com o meu respeito a minha admiração pela religião de vocês, vou está sempre a disposição para conversar, dialogar e agente construir uma nova Mata de São João, ainda melhor através da cultura"
"E você do axé representa uma cultura como ninguém, às vezes ouço das pessoas que falam, que só são lembrados nas festas do Bonfim, nas vestes da religião para está á frente"
O Prefeito Bira enfatizou; "eu sou diferente".
"Sou um Prefeito que compartilho dos pensamentos de vocês, dos desejos de vocês e dos sentimentos de todos, Porque sou fruto disso tudo"
"Eu sei de onde vim! Eu digo sempre, que onde Deus vai me colocar, nunca vou me esquecer de onde vim, e do povo que eu vim. Eu sou fruto da raça negra da religião africana. Sou fruto desse povo, que é a maior parte de Mata de São João. Talvez alguns se sintam diferentes, mais nós somos todos iguais diante dos olhos de Deus.
O Prefeito Bira se despediu mandando um beijo no coração de todos. E repetiu; "mim coloco sempre a disposição de todos vocês, para a gente continuar fazendo a Cultura Africana mais forte do nosso município"
Confira algumas fotos do evento:
Por: Radialista Jolimar Souza - DRT 8243
Fotos: Samukka Nova Era
Leia também: Salvador: Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado no Centro Histórico
Leia também: Mata de São João: Secretaria de Educação abre pré-matrícula para ano letivo de 2025