Boulos perdeu até no Campo Limpo, zona eleitoral onde vota e mora




O psolista foi o mais votado em 20 zonas eleitorais no primeiro turno; no segundo turno, ele levou a melhor apenas em 3

Neste domingo, 27, Guilherme Boulos (PSOL) perdeu no segundo turno para a Prefeitura de São Paulo, ficando atrás de Ricardo Nunes (MDB), que foi eleito. Boulos teve pouco mais de 1 milhão de votos a menos que Nunes e ganhou apenas em 3 das 57 zonas eleitorais – ele perdeu até mesmo no Campo Limpo, onde reside e vota.

Nas últimas semanas, embora Boulos tenha experimentado uma pequena alta nas pesquisas eleitorais enquanto Nunes experimentou um declínio, ele não teve sucesso em nenhuma das zonas eleitorais onde Marçal foi o candidato mais votado no primeiro turno. Ele continuou sendo o favorito em Bela Vista, Piraporinha e Valo Velho.

Mesmo onde ganhou, não obteve vitórias expressivas: na Bela Vista, conseguiu 55,24% dos votos, em Piraporinha, 51,68%, e em Valo Velho, 51,60%. No Campo Limpo, onde reside, alcançou 48,70% dos votos.

Migração de votos

No primeiro turno, tanto Boulos quanto Marçal venceram em 20 zonas eleitorais, enquanto Nunes venceu em 17. A Prefeitura de São Paulo vivenciou o primeiro turno mais disputado de sua história, onde o resultado só foi decidido com a apuração de 99,52% das urnas.

A maioria do eleitorado foi “rachada” em três partes, dividida entre Nunes, Boulos e Marçal. Com mais de 1,7 milhão de votos, Marçal não apoiou nenhum candidato no segundo turno, assim ele “liberou” seus eleitores.

Além da proporção que escolheu permanecer neutra, os sufrágios do antigo treinador foram dirigidos para Nunes. Este conseguiu ganhar em todas as 20 zonas eleitorais onde Marçal obteve maior número de votos na primeira rodada. Ambos os candidatos têm uma orientação política à direita e competiram pelos votos dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Após a apuração completa das urnas, o segundo turno registrou quase 400 mil abstenções a mais em comparação ao primeiro turno, subindo de 2.548.857 para 2.940.360, e um aumento nos votos nulos, que foram de 422.802 para 430.756. No entanto, houve uma diminuição nos votos em branco, que caíram de 241.734 para 234.317.

Do Folha Destra
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.