Nascimento: 12 de fevereiro de 1941, Garanhuns, Pernambuco
Morte: 23 de Julho de 2013, São Paulo
Dominguinhos foi um músico brasileiro. Cantor, sanfoneiro e compositor, fez parceria musical com Gilberto Gil, Nando Cordel, Chico Buarque, Anastácia, entre outros.
Dominguinhos, nome artístico de José Domingos de Morais, nasceu em Garanhuns, Pernambuco, no dia 12 de fevereiro de 1941. Era filho de mestre Chicão, tocador e afinador de acordeons de oito baixos, e de Dona Mariinha.
Infância e juventude
Dominguinhos cresceu em uma família com muitos irmãos e viviam com grandes dificuldades. Começou a tocar ainda na infância quando formou um trio “Os Três Pinguins” com dois de seus irmãos.
No início, Dominguinhos tocava pandeiro e triângulo, mas ganhou do pai uma sanfona de oito baixos e o trio se apresentava nas feiras livres, em botequins e portas de hotéis de Garanhuns.
Dominguinhos queria ser um exímio tocador de acordeom e tocava exaustivamente. Àquela altura, passou a ser conhecido como Neném do Acordeom.
Em 1950, com nove anos, Dominguinhos teve um encontro com Luiz Gonzaga que estava hospedado no hotel Tavares Correia em Garanhuns, onde o trio estava sempre tocando na porta de entrada.
Luiz Gonzaga ficou tão impressionado com a desenvoltura do menino que o convidou para ir ao Rio de Janeiro e passou seu endereço pedindo que fossem procurá-lo.
A viagem só se realizou em 1954, quando Dominguinhos e seu pai foram procurar Luiz Gonzaga. Passam 11 dias viajando em um caminhão “pau-de-arara”.
Ao chegar ao Rio de Janeiro, foram para Nilópolis, onde morava um dos irmãos de Dominguinhos. No primeiro encontro com Gonzaga, o menino foi presenteado com uma sanfona de oitenta baixos.
Notícia completa em eBiografia