Prefeitura entrega adubo para produtores rurais do Cangula e fortalece agricultura familiar


Seguindo com as ações de apoio ao produtores rurais do município, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), fez a entrega nesta quarta, 1º de maio, de mais de 20 toneladas de adubo para agricultores da Associação de Produtores Rurais do Cangula. A iniciativa faz parte do projeto Campo Forte, Campo Feliz, que beneficia 52 associações rurais e mais de 2300 agricultores.

George Caboré, titular da SEMAG, destacou a data da entrega, em que se celebra o Dia do Trabalho, como uma data muito oportuna, pois é no campo que se encontram os homens e mulheres, trabalhadores da agricultura familiar, que pegam na enxada, no gadanho e cuidam do plantio de diversas culturas. “Essa política pública da Prefeitura de Alagoinhas é uma forma de fortalecer a agricultura familiar do município. A entrega do adubo é feita no começo do ano, que é quando começa o período da plantação. Para nós, da gestão municipal, é uma satisfação muito grande promover essa ação, pois sabemos que faz diferença e cumpre o objetivo de fazer chegar esse insumo aos agricultores que precisam”, avalia Caboré.

O diretor de Agricultura Familiar da SEMAG, Jessé Bicodepena, explica que o adubo distribuído é do tipo indicado para ser utilizado em agricultura orgânica e tem sido utilizado continuamente pela prefeitura. A entrega é feita anualmente, no período adequado para ser usado no plantio, de acordo com o calendário agrícola dos produtores. Só na comunidade do Cangula são 107 agricultores beneficiados e cada um recebe nove sacos de adubo.

Para os agricultores, esse apoio é fundamental, conforme explica Orlando Filho, presidente da Associação de Produtores Rurais do Cangula: “O impacto principal é fortalecimento da agricultura familiar, uma vez que a gente produz e precisa desse fomento para que as plantas cresçam mais rápido, consequentemente tenham uma saída mais rápida e os frutos sejam melhores. Isso faz com que tenham um retorno financeiro melhor”. Orlando informou que no Cangula o foco é na agricultura de época, que aproveita a sazonalidade de produtos como o milho, amendoim e mandioca, e o plantio de hortaliças.

As associações de Cachoeira do Peperi e de Boa União já receberam o adubo; as entregas nas demais associações já estão previstas no planejamento feito pela SEMAG.

 

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.