Mata de São João completa hoje 178 anos de emancipação política


1ª Feira do Brasil - Em 1614, Francisco Dias d’Ávila neto de Dias d’Ávila criou a primeira Feira de Gado do Brasil. A primeira Feira do Brasil que se chamou de Feira do Capuame, nas Mata de São João, hoje no território do município de Dias d’Ávila – durante dois séculos a Feira de Capuame foi a feira mais importante no processo de desenvolvimento econômico do Brasil.

Estrada das Boiadas – Nesse caminho das Matas de São João eles construíram o 1º trecho da famosa estrada dos Boiadeiros, que vai se transformar numa grande rodovia nacional. O primeiro trecho é de Alagoinhas até Salvador passando pelas Matas de São João pela Feira de Capuame.

Igreja Senhor do Bonfim – A partir de 1756, quando Mata de São João se cria a primeira Aldeia e vai estabelecendo uma povoação, e o padre Bento Vieira Paes começa a construção da Igreja Senhor do Bonfim, que não é a que conhecemos hoje, era a igreja que ficou a torre. A Festa do Bonfim tradicional foi a ‘Corrida de Argolinhas’, esse é a tradição de mais de 200 anos. A igreja do Bonfim que conhecemos foi construída em 1880.

Emancipação política -  Existe uma carta escrita em 4 de setembro de 1785, por Luiz Vicente Viana, que era um ouvidor da Câmara da Bahia, onde faz um apelo para a emancipação política. A emancipação política de Mata é solicitada 60 antes, e ela só acontece 1846. Tem uma carta de duas páginas de registro da Feira de Capuame, povoação do Senhor do Bonfim, solicitando a criação da Câmara Municipal – que tem a primeira sessão realizada no dia 15 de abril de 1846.


Do Mais Região 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.