Entender a origem da data permite que nas campanhas promocionais e ações desenvolvidas, seja possível trazer a essência da comemoração e manter ao máximo o seu propósito. Nesse caso, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1962.
A data foi criada pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, para salientar os direitos de todos os consumidores: segurança, informação e liberdade de expressão. Por ter provocado debates em vários países e estudos sobre o assunto, o Dia do Consumidor veio a se tornar um marco na defesa dos direitos dos consumidores.
Já no Brasil, a comemoração e as ações promocionais com foco nos clientes, veio a se consolidar no ano de 2014, muito por conta da iniciativa do comparador de preços Buscapé. Essa foi a campanha que instituiu a data em parceria com mais de 500 empresas de e-commerce que atuam nacionalmente, como Walmart, Americanas, Netshoes, Centauro, Dell, além de muitas outras varejistas digitais que também se engajaram na divulgação e na inauguração da celebração no país
Do ZENVIA
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