Em 6 de Fevereiro de 1945, nascia o cantor Bob Marley

Foto:Google 

Bob Marley foi um cantor, compositor e guitarrista jamaicano, responsável por tornar o reggae um ritmo conhecido mundialmente. Foi também um dos maiores representantes do movimento religioso Rastafári.

Primeiros anos

Robert Nesta Marley nasceu em Saint Ann, zona rural do norte da Jamaica, no dia 06 de fevereiro de 1945. Era filho de um militar branco, capitão do exército inglês, e de uma jovem negra jamaicana.

Sua mãe Celella Booker deu a luz com apenas 18 anos após ter se envolvido com o britânico de mais de 50 anos, que passou a ajudar financeiramente no sustento do filho, mas não era presente.

Após a morte do pai, em 1955, Marley e sua mãe foram morar na comunidade de Kingston. Lá, Bob sofreu discriminação por ser fruto de uma relação entre uma negra e um branco, sendo assim "pardo", fato que não era bem visto pelos negros daquela época e lugar.

Carreira musical

Os amigos, Bob Marley e O’Riley Livington – o “Bunny”, começaram a fazer música e usavam instrumentos improvisados.

Posteriormente, através do cantor local Joe Higgs, que lecionava canto, Bob e Bunny conheceram Peter McIntosh que se juntou ao grupo.

Em 1962, o empresário Leslie Kong ouviu Marley cantar e o convidou para gravar em estúdio o single “Judge Not”, era o início da carreira de Marley.

No ano seguinte, Marley formou, junto com Bunny e Peter, um grupo de reggae chamado Wailing Waillers. Eles tocavam o principal ritmo do país, o ska, do qual se originou o reggae, que se baseia em uma mistura de sons africanos com o rhythm & blues (R&B).

O primeiro single da banda, “Simmer Down”, foi a música mais executada nas rádios jamaicanas durante dois meses seguidos. Na época, o grupo já contava com mais três integrantes: Junior Braithwaite e os backing-vocal Beverly Kelso e Cherry Smith.

Em 1966, Bob Marley se casou com Rita Anderson e viajou para os Estados Unidos, onde permanece durante oito meses ao lado da mãe e do padrasto.

The Wailers

De volta à Jamaica, Marley se reuniu com Bunny e Peter, retomou o grupo que passou se chamar The Wailers.

O sucesso dos Wailers começou quando eles se uniram ao produtor Lee Perry, quando gravaram “Soul Rebel”, “400 Years” e “Small Axe”, já com influência da crença “Rastafar” – de origem africana, mas de grande apelo na Jamaica.

Em 1970, o baixista Aston Barret e o baterista Carton Barret se uniram à banda.

Em 1971, o grupo assinou com a Island Records e em 1973 gravaram o álbum “Catch a Fire”, o primeiro do grupo e com grande destaque para a música da Jamaica.

A gravadora promoveu uma turnê da banda pela Inglaterra e Estados Unidos. Nesse período, Bunny resolveu não fazer a turnê pelos Estados Unidos, sendo substituído por Joe Higgi.

Atentado

Nessa época, a Jamaica passava por uma grave crise política e social. O músico, com grande prestígio resolveu fazer um show gratuito no Parque dos Heróis Nacionais em Kingston, visando pedir o fim dos conflitos ocorridos entre as diversas gangues.

No dia 3 de dezembro de 1976, dois dias antes do show, “Smile Jamaica”, organizado pelo primeiro-ministro Michael Manley, Bob Marley sofreu um atentado quando homens armados entraram em sua casa em Hope Road.

Os tiros feriram gravemente sua esposa Rita Marley e seu empresário Dom Taylor, enquanto Marley sofreu feridas leves no peito e no braço. Apesar do ocorrido, mesmo ferido, Marley se apresentou para uma multidão de 80 mil pessoas.

Após o ocorrido, Marley resolve ir morar em Londres. Em 1977 gravou o álbum “Exodos”, que permaneceu por mais de 50 semanas nas primeiras posições dos tops na Inglaterra. A faixa “One Love” também fez grande sucesso.

Do ebiografia

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.