BLOQUEIO de 1 mês no Bolsa Família? Aprenda a resolver!

Foto:Reprodução 

Por quais razões o Bolsa Família pode ser bloqueado?

A princípio, como se trata de um programa social, o Bolsa Família possui diversas regras que devem ser seguidas à risca. Do contrário, o Governo Federal pode realizar o bloqueio da conta do cidadão até que ele conserte a situação. No piro dos casos, a pessoa pode perder o direito ao programa, dando lugar a uma nova família.

Nos últimos meses, milhares de beneficiários têm se deparado com uma mensagem um tanto quanto preocupante nos aplicativos relativos ao programa, que informa que o benefício foi bloqueado por um mês. Junto dela, muitas dúvidas surgiram e, claramente, muitas pessoas acabaram ficando em pânico.

Embora a mensagem possa significar que o pagamento ainda não caiu porque não chegou a data certa de encaminhamento da parcela, há outras duas razões mais recorrentes para o aparecimento dessa mensagem: descumprimento da frequência escolar dos alunos e não cumprimento das condicionalidades relativas à saúde das crianças.

Vale lembrar que é importante que crianças entre os 4 e 5 anos tenham uma frequência escolar mínima de 60%. Enquanto isso, aqueles que possuem entre 6 e 18 devem ter uma frequência mínima de 75%. Se a família superar essa quantia em faltas, o benefício é bloqueado.

Em seguida, mulheres que estiverem grávidas e não realizarem o pré-natal, famílias que não vacinarem as crianças com as doses e reforços ou não levarem os filhos de até 7 anos para realizarem o acompanhamento nutricional também podem dar adeus ao pagamento.

Entenda qual a melhor forma de resolver o problema

Dito isso, há algumas formas de solucionar esses problemas para voltar a receber os valores. No caso das frequências, basta justificar as faltas na própria escola. Alguns motivos para isso são doenças, óbito de familiares ou algum problema externo (como calamidades públicas). Entretanto, não basta avisar os motivos, é necessário comprová-los.

Por sua vez, no caso das outras condicionalidades, o valor pode voltar a ser entregue quando elas são cumpridas. Em caso de dúvidas ou se quiser levar documentos comprobatórios para fazer com que suas parcelas retornem, é importante comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para resolver esses problemas. Lembrando que, normalmente, os indivíduos recebem a parcela bloqueada no mês seguinte, se tudo estiver certo.

Do PronaTec


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem