Garantindo acesso lazer, arte, diversão e cultura, CAPS III promove sessão de cinema para usuários

 

Em alusão ao mês da Luta Antimanicomial, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CAPS III Tom Brasil, em parceria com o Centro de Cultura promoveram, na tarde desta quarta-feira (31), uma sessão de cinema com os usuários, familiares e técnicos do serviço.

 

Com o objetivo de potencializar as ações de cuidado em liberdade, garantindo acesso lazer, arte, diversão e cultura, como é preconizado pela Reforma Psiquiátrica orientada por princípios antimanicomiais, foi exibido o filme brasileiro “O Auto da Compadecida”, baseado na obra de Ariano Suassuna. A escolha do filme foi feita por meio de assembleia, onde os usuários escolheram o filme a ser exibido.

 

“Essa ação junto ao Centro de Cultura é de acesso dos nossos usuários à cultura, ao lazer, aos filmes. Os usuários do serviço de saúde mental precisam estar antenados a cultura, e isso faz parte da reforma psiquiátrica que tem o intuito de cuidar em liberdade”, afirmou o coordenador Municipal de Saúde Mental, Moacir Lira.

O psicólogo destacou a importância da luta Antimanicomial. “O CAPS não é um lugar, ele é uma estratégia, por isso a adesão à luta antimanicomial é um compromisso social. Infelizmente ainda existe uma mentalidade de tratar do sofrimento psíquico trancando as pessoas. E nisso a Prefeitura Alagoinhas, com todas as ações potencializadas no CAPS III, no Ambulatório de Saúde Mental, tem saído na frente com os cuidados a esses pacientes, sempre visando exatamente o cuidar em liberdade. Esse repito é um compromisso social da Prefeitura de Alagoinhas”, explicou.

 

Para o coordenador do Centro de Cultura, Nando Zâmbia, esse é um momento de muito orgulho. “A importância da arte para o mundo é transcendental, mas hoje, nessa finalização do mês de Combate à Luta Antimanicomial é um dos maiores orgulhos que a gente pode ter. A arte tem um papel fundamental na vida das pessoas. Ela é o resgate de memórias, tem o dom de afetar pessoas ou atravessar o acolhimento, o acolher pessoas. Não há nada mais acolhedor que a arte”, disse.

 

As ações externas serão realizadas uma vez por mês, sempre fomentando a cultura.

Confira as imagens:

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.