Ibama diz que vai reanalisar pedido da Petrobras para explorar petróleo na bacia da foz do rio Amazonas

Foto: Reprodução

Solicitação foi negada pelo instituto e o impasse tem mobilizado o governo Lula

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Ibama) informou, por meio de nota, que vai reanalisar o pedido feito pela Petrobrás para perfurar a bacia da foz do rio Amazonas com objetivo de explorar o petróleo. Na última quinta-feira (25), a estatal protocolou o pedido de revisão por parte do Ibama. 

“O Instituto vai analisar novamente a proposta e discutir tecnicamente as alterações apresentadas no novo pedido”, informou o Ibama na nota.

Na última semana, o instituto negou a licença solicitada pela Petrobras, alegando que o plano da empresa não apresentou garantias para a fauna local em caso de acidente, além de ressaltar que a bacia abriga unidades de conservação, terras indígenas e grande biodiversidade marinha, com espécies ameaçadas de extinção.

Em resposta à negativa do Ibama, a Petrobras afirmou que os recursos mobilizados nas regiões do Amapá e Pará para a realização da Avaliação Pré-Operacional foram feitos em atendimento a decisões e aprovações do instituto. O impasse tem mobilizado o governo Lula. Após o pedido ter sido recusado pelo Ibama, Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso Nacional, decidiu deixar a Rede, partido da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, por ser um dos defensores da perfuração da bacia.

Na última segunda-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse não ver efeito negativo sobre a exploração por ser em alto mar e estar a 530 km da Amazônia, mas garantiu que se ficar conformada que não vai causar problemas, não será explorado. Segundo fontes do governo, ele teria se sentido traído por Marina deido o posicionamento adotado pelo Ibama.



Metro1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem