388 foragidos já foram capturados pelo reconhecimento facial na Bahia

Foto: Reprodução

Tecnologia foi implantada em dezembro de 2018 pela pasta para o combate à criminalidade

A Bahia se aproxima da marca de 400 criminosos identificados através do sistema de reconhecimento facial, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Desde o começo da adoção da tecnologia, há quase 4 anos, já foram 388 indivíduos descobertos pelo mecanismo, que mesmo durante a pandemia conseguiu realizar o reconhecimento e a busca pelos suspeitos com semelhança por conta de uma mudança na fórmula da captura dos traços de cada rosto, ainda que coberto com a máscara de proteção.

A última ação motivada pela ferramenta aconteceu nesta segunda-feira (22) em Porto Seguro (Extremo Sul da Bahia), onde um homem foi detido após uma abordagem da 8ª Batalhão da Polícia Militar (BPM). Após a câmera inteligente analisar o rosto do suspeito, que passeava livremente por uma das áreas monitoradas pela SSP, a semelhança de 92% com a imagem do banco de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) culminou na condução à Delegacia Territorial da cidade. Ele tinha um mandado de prisão por homicídio, expedido em 2020 pela 1ª Vara Penal do Júri de Execuções Penais, em Ilhéus.

Em Salvador, nesta semana, a ferramenta de reconhecimento facial chegou a um número considerado recorde para a pasta: num intervalo de 48h, dez pessoas foram identificadas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom), que envia o alerta aos policiais para que seja realizada a abordagem. À reportagem da Tribuna da Bahia, a pasta afirmou não poder divulgar os lugares onde estão instaladas as câmeras de segurança dotadas da tecnologia de reconhecimento facial. O intuito do sigilo é justamente para evitar uma possível divulgação da lista de pontos estratégicos entre os suspeitos.

Além de Salvador e Porto Seguro, a SSP conseguiu efetuar capturas através do reconhecimento facial em mais de dez municípios. São eles: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ibotirama, Itaberaba, Itabuna, Itaparica, Itapebi, Jequié, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Pojuca, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Valença.

Lily Menezes/Tribuna da Bahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem