Senacon notifica a Nestlé para explicar biscoito de mel sem mel

Empresa tem 10 dias úteis para explicar suposto anúncio enganoso

Foto: Divulgação/Nestlé
Foto: Divulgação/Nestlé

 

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou nesta quarta-feira (8) a Nestlé Brasil por suposta propaganda enganosa. A empresa tem 10 dias úteis para explicar rótulos de biscoitos, incluindo os da linha Nesfit.

De acordo com uma denúncia do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os biscoitos não contêm o mel que é citado nas embalagens. Por isso, a empresa também deverá explicar o uso das imagens utilizadas em relação aos ingredientes dos seguintes produtos: Aveia e Mel; Nesfit Leite e Mel; Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel; e Nesfit Matinal Mel com Amêndoas.

Ainda de acordo com a Senacon, a empresa tem de “oferecer as informações adequadas aos consumidores, em especial sobre a quantidade de açúcares adicionados e açúcares totais, conforme regulamentação de rotulagem nutricional de alimentos embalados determinada pela Anvisa”.

Caso a Nestlé não responda dentro do prazo estabelecido, poderá ser instaurado um processo administrativo contra a empresa. Caso isso ocorra, a defesa terá um prazo para se manifestar e, se condenada, poderá recorrer da decisão.

No ano passado, o Idec enviou denúncia semelhante ao Procon-SP. À época, além da falta do mel, também foram identificados aditivos alimentares do tipo aromatizantes nos produtos e uma alta concentração de açúcares presentes na composição. Os aromatizantes são utilizados com o objetivo de tornar os produtos mais atrativos e hiperpalatáveis.

Bahia.ba

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.