Aprovada indicação de Caio Mário de Andrade para presidir a Petrobras

Comitê da estatal se reuniu nesta sexta-feira e conferiu que currículo de Andrade preenchia requisitos

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

 

Em reunião nesta sexta-feira (24), o Comitê de Elegibilidade da Petrobras aprovou a indicação de Caio Mário Paes de Andrade para o cargo de presidente da estatal. Nesse encontro, que teve a participação de integrantes dos conselhos de Administração e de Pessoas da companhia, foi conferido se o currículo do executivo preenchia os requisitos determinados pelo estatuto da Petrobras.

Caio Mário Paes de Andrade foi indicado pelo governo para substituir José Mauro Coelho, que renunciou após 67 dias no cargo, período em que foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), por causa da política de preços praticada pela Petrobras.

Na próxima etapa do processo, o Conselho de Administração deve convocar a Assembleia Geral Extraordinária para votar a indicação de Andrade e eleger ainda o presidente e mais sete novos membros do Conselho de Administração, em um processo que deve durar mais de um mês.

Currículo questionado
Além de José Mauro Coelho, já passaram pela presidência da petrolífera Roberto Castello Branco e o general Joaquim Silva e Luna.

A troca no comando da Petrobras foi decidida no fim de maio. Andrade é o atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, ligado ao Ministério da Economia e responsável pela plataforma do governo (gov.br). Ele é membro dos conselhos de Administração da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da PPSA (Pré-Sal Petróleo).

Entre as condições analisadas pelo comitê, estão o conhecimento do executivo sobre o setor. As regras de governança da Petrobras determinam que o indicado tenha “experiência em liderança, preferencialmente, no negócio ou em área correlata”.

Embora Andrade não tenha essa experiência na área de óleo e gás, o comitê interpretou que seu trabalho em outras áreas é suficiente.

Bahia.ba

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.