Após registro em SP, Saúde investiga 7 casos suspeitos de varíola dos macacos

Informações foram dadas pelo ministro Marcelo Queiroga no Twitter 

Imagem: reprodução/YouTube
Imagem: reprodução/YouTube

 

O Ministério da Saúde anunciou que subiu para sete o número de casos suspeitos de varíola dos macacos. Os casos monitorados estão nos Estados do Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, dois em Rondônia e agora um em São Paulo. Durante o fim de semana dois casos suspeitos já passaram a ser investigados em Rondônia e foram confirmados pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em sua conta no Twitter.

“Ainda não há casos confirmados da doença no Brasil. O Ministério da Saúde segue vigilante atuando diuturnamente nesta frente. Além dos 4 casos que estavam em investigação, outros 2 casos suspeitos foram notificados em Rondônia. Todos seguem isolados e em monitoramento”, disse o ministro na rede social.

Queiroga afirmou ainda que não há casos confirmados no Brasil. O Ministério da Saúde acompanha esses casos por meio da Sala de Situação Nacional de Monkeypox, que fez um formulário de notificação/investigação para todo o território nacional, estabelecendo obrigatoriedade de notificação imediata, em até 24 horas, pelos profissionais de saúde de serviços públicos ou privados.

São considerados casos suspeitos aquelas pessoas que a partir de 15 de março de 2022, apresente início de febre, erupção cutânea com bolhas no rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais, febre, linfonodos inchados, dores de cabeça e musculares e falta de energia.

As medidas de prevenção incluem a busca por atendimento médico diante dos sintomas, seguido de isolamento em casa. Deve-se evitar o contato com a pele, rosto e contato sexual com qualquer pessoa que tenha sintomas. As mãos, objetos e superfícies que são tocados regularmente devem ser higienizados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, ainda, o uso de máscaras se estiver em contato próximo com alguém com sintomas.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.