TSE aprova registro de federação partidária entre PT, PCdoB e PV

Siglas devem atuar como partido único por pelo menos quatro anos

Foto: Divulgação / Ascom TSE
Foto: Divulgação / Ascom TSE

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24), por unanimidade, o pedido de criação de uma federação partidária entre os partidos PT, PC do B e PV. O pedido para composição foi enviado pelos partidos ao tribunal em abril. De acordo com os documentos apresentados ao TSE, a federação denominada “Brasil da Esperança” nasce com o compromisso de superar o “Estado neoliberal”.

Durante o julgamento, o vice-presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, argumentou que as federações são um instrumento importante para o fortalecimento dos partidos. “Não é possível que nosso sistema eleitoral permaneça com esse número excessivo de partidos com e sem representação no Congresso”, disse o ministro. “Não é possível uma governabilidade institucional com tantos partidos”, afirmou Moraes.

A reunião dos partidos em federações foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2021, sendo assim, estas são as primeiras eleições em que a modalidade de aliança é permitida. A Federação Brasil da Esperança foi a primeira a obter o registro no TSE.

 

A federação partidária consiste na união de dois ou mais partidos para atuarem como se fossem um só por pelo menos quatro anos.

Bahia.ba

Postar um comentário

0 Comentários