Rússia avança e ameaça cercar tropas ucranianas no leste do país

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a falar da possibilidade de conversa com Putin para 'encerrar conflito'

Foto: Embaixada brasileira em Kiev
Foto: Embaixada brasileira em Kiev

 

Forças russas aproximaram-se de tropas ucranianas no leste do país, ocupando  posições na última rodovia rumo a duas cidades cruciais controladas pela Ucrânia, disse uma autoridade ucraniana.

Ainda de acordo com esta autoridade, em conversa com a CNN, milhares de soldados russos promovem ataques de três lados na tentativa de cercar as forças ucranianas em Sievierodonetsk e Lysychansk. Caso as duas cidades ao longo do rio Siverskiy Donets caiam, quase toda a província de Luhansk, em Donbass, estaria sob controle russo.

Nesta sexta-feira (27), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Ucrânia não está ansiosa para conversar com o russo Vladimir Putin, mas que precisa encarar a realidade de que isso provavelmente será necessário para acabar com a guerra

“Há coisas para discutir com o líder russo. Não estou dizendo que nosso povo está ansioso para falar com ele, mas temos que enfrentar a realidade do que estamos vivendo”, disse Zelensky em um discurso para um think tank indonésio.

“O que queremos desta reunião é nossas vidas de volta. Queremos recuperar a vida de um país soberano dentro de seu próprio território”, disse ele, acrescentando que a Rússia ainda não parece estar pronta para conversas de paz.

Bahia.ba

Postar um comentário

0 Comentários